PUBLICIDADE

Mundo

Ministro italiano anuncia retomada de distanciamento em trens

Medida é tomada após retorno de viagens com 100% da capacidade

1 ago 2020 - 12h43
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, assinou neste sábado (1º) uma nova medida que reitera a obrigatoriedade do uso de máscaras protetivas e do distanciamento social em ambientes fechados, incluindo os trens de alta velocidade.

Medida é tomada após retorno de viagens com 100% da capacidade
Medida é tomada após retorno de viagens com 100% da capacidade
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi tomada um dia após os trens de longa distância da Trenitalia e da Italo voltarem a funcionar com 100% de sua capacidade, em meio às preocupações e críticas do Comitê Técnico-Científico da Itália devido à emergência do novo coronavírus.

"É certo que as regras de segurança aplicadas até agora permanecem em vigor nos trens. Não podemos nos dar ao luxo de diminuir o nível de atenção e cautela", afirmou Speranza.

O ministro italiano assinou uma nova portaria que "reafirma que em todos os locais fechados abertos ao público, incluindo meios de transportes, é e permanece obrigatório o espaçamento de pelo menos um metro e a obrigação das máscaras".

"Esses são os dois princípios essenciais que, juntamente com a lavagem frequente das mãos, devemos manter na fase de coabitação com o vírus", acrescentou.

Com a nova decisão, os trens não poderão viajar com 100% dos assentos ocupados, principalmente depois de a curva de contágio ter crescido nas últimas semanas.

Ontem(31), após o anúncio, pesquisadores e cientistas demonstraram preocupação com a medida e pediram a reavaliação da ordem para que as regras de prevenção fossem mantidas.

Entre as determinações estão algumas obrigatoriedades, como o fato de que o viajante precisará certificar, no momento da compra do bilhete, que não está infectado com o novo coronavírus e que nem teve contato com algum doente. Além disso, deverá medir a temperatura antes de embarcar (limite de 37,5 graus), fazer uso obrigatório de máscara e substituí-la em viagens com duração superior a 4 horas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade