PUBLICIDADE

Mundo

Ministro alemão terá reunião com presidente do Irã em tentativa de salvar pacto nuclear

9 jun 2019 - 13h07
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro alemão de Relações Exteriores irá se encontrar com o presidente iraniano Hassan Rouhani em Teerã na segunda-feira, disse uma fonte diplomática alemã, como parte de um esforço concentrado da Europa para preservar o acordo nuclear do Irã com potências globais e reduzir crescentes tensões entre iranianos e Estados Unidos.

Um degelo cauteloso nas longas relações antagônicas entre Teerã e Washington se instalou quando o Irã fechou um acordo em 2015 com seis grandes potências para limitar sua atividade nuclear. Mas a hostilidade ressurgiu desde que o presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo em 2018 e voltou a impor sanções ao Irã.

Os signatários da Europa Ocidental, incluindo a Alemanha, querem tentar manter vivo o acordo nuclear, embora compartilhem da preocupação do governo Trump com o programa de mísseis balísticos do Irã e seu papel em conflitos pelo Oriente Médio.

Alemanha, França e Grã-Bretanha sustentam que o pacto nuclear continua a ser a melhor maneira de limitar o enriquecimento de urânio pelo Irã, um caminho potencial para o desenvolvimento de armas nucleares, e buscar um acordo com o Irã sobre outras questões de segurança no futuro.

"Posso confirmar que o ministro das Relações Exteriores (alemão) se encontrará com o presidente Rouhani na segunda-feira", disse a fonte diplomática, sem dar mais detalhes.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, alertou durante uma parada no Iraque, a caminho de Teerã, sobre os perigos de qualquer conflito com o Irã para todo o Oriente Médio.

"Nós, europeus, estamos convencidos de que vale a pena tentar manter o acordo nuclear de Viena com o Irã", disse Maas, acrescentando que queria diálogo mesmo com as disputas parecendo intransponíveis.

Washington enviou mais forças militares ao Oriente Médio, incluindo um porta-aviões, bombardeiros B-52 e mísseis Patriot, em uma demonstração de força contra o que autoridades dos EUA chamam de ameaças iranianas às tropas e interesses dos EUA na região.

No mês passado, o Irã voltou atrás em alguns compromissos Do acordo de 2015 e avisou que em 60 dias iria retomar o refino de urânio a um grau mais alto do que o permitido pelo acordo se a Europa não protegesse seus benefícios comerciais das sanções dos EUA.

O Irã sempre disse que sua atividade nuclear é pacífica, recusando-se a colocar seus mísseis e capacidades militares na mesa de negociações, como exigiu o governo Trump.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou à agência de notícias Fars neste domingo que a viagem de Maas a Teerã mostrou que a Alemanha está tentando "manter vivo (o acordo nuclear)".

Mas, sugerindo que o governo iraniano não vê Maas como um mediador junto a Washington, ele acrescentou: "É improvável que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha esteja viajando a Teerã para levar uma mensagem especial".

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha também se encontrará com Zarif em Teerã.

Maas, que também parou na Jordânia e Abu Dhabi em sua turnê pelo Oriente Médio, coordenou sua viagem com a França e a Grã-Bretanha e também discutiu o tema com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade