PUBLICIDADE

Mundo

Ministra da Família da Alemanha renuncia ao cargo após polêmica

Spiegel passou férias enquanto parte do país sofria com enchente

11 abr 2022 - 11h07
(atualizado às 11h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra da Família da Alemanha, Anne Spiegel, apresentou seu pedido de renúncia ao cargo nesta segunda-feira (11) após ter sido revelado que ela foi passar férias com a família logo após as enchentes que atingiram parte do país em julho do ano passado.

Anne Spiegel era assessora do Meio Ambiente em região duramente afetada por enchentes
Anne Spiegel era assessora do Meio Ambiente em região duramente afetada por enchentes
Foto: EPA / Ansa - Brasil

À época dos fatos, ela era assessora do Meio Ambiente da Renânia-Palatinado, uma das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas e a que registrou o maior número de mortes - foram mais de 150.

A nota oficial, porém, não cita a questão. Nela, Spiegel afirma que "devido à pressão política, decidi hoje disponibilizar o cargo de ministra federal da Família". "Estou fazendo isso para evitar danos ao Ministério", informa o curto comunicado.

A decisão de renunciar vem um dia depois de Spiegel publicar sua versão dos fatos e disse que tirou as férias com os familiares na França "porque era uma coisa muito necessária para fazer como família" porque seu marido tinha sofrido um infarto recente.

Porém, pediu "desculpas" pelo momento escolhido. Ela ficou ausente do Gabinete por um mês.

Aos 41 anos e mãe de quatro filhos pequenos, Spiegel faz parte do partido Os Verdes, uma das três siglas que faz parte do governo de Olaf Scholz e estava na função há apenas quatro meses.

Um dos líderes da legenda, Omid Nouripour, afirmou que a saída da ministra foi uma "decisão justa". O chanceler Scholz ainda não se pronunciou sobre o caso. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade