PUBLICIDADE

Mundo

Ministra da Economia mexicana discutirá ameaça de tarifas com secretário dos EUA em encontro

2 jun 2019 - 13h22
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra da Economia do México, Graciela Marquez, disse no domingo que se reunirá com o secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross, em Washington, na segunda-feira, dois dias antes de os países vizinhos discutirem possíveis tarifas sobre produtos mexicanos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas punitivas de 5% sobre as mercadorias mexicanas, que aumentariam gradualmente para 25% se o México não controlar a imigração para o norte. 

A vice-ministra do Comércio Exterior do México, Luz Maria de la Mora, afirmou em um tuíte que ambos analisarão a relação comercial entre os dois países, acrescentando que o México se tornou o maior parceiro comercial dos Estados Unidos no início de 2019.

O presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador, está otimista de que seria possível encontrar uma maneira de evitar as tarifas.

Enquanto isso, Trump chamou o México de "abusador" no Twitter neste domingo de manhã. Ele pediu a construção de um muro na fronteira com os EUA e reiterou as ameaças de tarifas.

Marquez e Ross se encontraram em El Salvador, onde ambos assistiram à posse do novo presidente do país centro-americano, Nayib Bukele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade