PUBLICIDADE

Mundo

Milhares protestam na Geórgia por reforma eleitoral

25 nov 2019 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de manifestantes bloquearam as entradas para o Parlamento na capital da Geórgia nesta segunda-feira para pressionarem pela representação proporcional e a reforma de um sistema eleitoral que dizem favorecer, injustamente, o partido no poder.

Manifestantes protestas em Tbilisi, na Geórgia
25/11/2019
REUTERS/Irakli Gedenidze
Manifestantes protestas em Tbilisi, na Geórgia 25/11/2019 REUTERS/Irakli Gedenidze
Foto: Reuters

Tocando vuvuzuelas e segurando cartazes, os manifestantes estavam em frente às entradas, sentados em calçadas e em tendas erguidas do lado de fora do prédio do Parlamento, que tinha a segurança reforçada por centenas de policiais.

Protestos na antiga república soviética estão ocorrendo há duas semanas para pressionar por uma mudança para uma representação proporcional total em um sistema eleitoral que também inclui, atualmente, grupos constituintes de assento único.

A mudança estava prevista para 2024, mas a oposição está exigindo que seja antecipada, mencionando que as regras beneficiam o Partido do Sonho Georgiano, no poder desde 2012.

Quase metade dos atuais parlamentares foram eleitos não por listas partidárias, mas em grupos constituintes de mandato único, a maioria representando o partido no poder.

Na segunda-feira passada, a polícia usou canhões de água para dispersar os manifestantes fora do Parlamento, prendendo 37 pessoas. Os detidos foram condenados a penas que variam de quatro a 13 dias em julgamentos, na avaliação da oposição, com motivação política.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade