PUBLICIDADE

Mundo

Milhares protestam em Barcelona no dia nacional da Espanha

12 out 2018 - 12h51
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de pessoas invadiram as ruas de Barcelona nesta sexta-feira em protestos rivais no dia nacional da Espanha, destacando a divisão na Catalunha entre aqueles que apoiam o Estado espanhol e os que buscam a independência.

Cantando o slogan "Somos todos a Espanha", manifestantes sindicalistas agitavam bandeiras espanholas, catalãs e da União Europeia enquanto marchavam pelo centro da cidade, uma área geralmente ocupada por turistas.

Os manifestantes carregaram cartazes criticando o líder separatista e presidente regional Quim Torra e o ex-líder Carles Puigdemont, que agora está exilado na Bélgica.

Em outra área de Barcelona, a polícia de choque separou uma pequena contra-manifestação anunciada como "anti-fascista" por sindicalistas. No mês passado, a polícia prendeu seis pessoas após confrontos com manifestantes separatistas. O protesto de sexta-feira terminou sem incidentes.

Apesar das tensões reduzidas entre Madri e Barcelona nos últimos meses, uma solução para a crise catalã parece distante, já que o governo descartou qualquer referendo sobre a secessão.

Partidos separatistas apoiaram na quinta-feira uma moção no parlamento regional criticando o rei Felipe por sua resposta aos eventos na Catalunha no ano passado. O rei falara contra a campanha da independência.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade