PUBLICIDADE

Europa

Milhares vão a passeata contra terrorismo em Barcelona

26 ago 2017 - 14h47
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reuters

Centenas de milhares de pessoas participaram neste sábado de uma passeata em Barcelona, em uma exibição de união contra ataques terroristas que deixaram 15 mortos na Catalunha na semana passada.

A passeata era liderada por lojistas e moradores da conhecida região de La Ramblas, onde uma van atropelou pedestres em 17 de agosto, matando 13 pessoas e deixando mais de uma centena de feridos. A multidão aplaudiu representantes da polícia, dos bombeiros e de equipes de resgate que também lideravam a marcha.

O rei Felipe, o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, e o chefe do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, vestiram cores escuras e caminharam juntos da população que carregava também rosas vermelhas, amarelas e brancas, as cores da segunda maior cidade da Espanha.

Foto: Reuters

"Estamos aqui para dizer que não temos medo, que somos unidos e queremos paz", disse a aposentada de 59 anos Victoria Padilla. Os manifestantes carregaram placas com dizeres como "A melhor resposta: paz" e "Não à islamofobia."

A polícia estimou que a passeata contou com meio milhão de pessoas.

Membros da comunidade islâmica da Espanha também marcharam ao lado do rei espanhol e do premiê, incluindo mulheres usando hijabs. Cartazes com palavras como "Barcelona" e "Não tenho medo" foram escritos em diversas línguas, incluindo árabe.

Foto: Reuters

"Temos que saber como falar entre nós e entender os outros. Todos têm que aprender como podemos ser mais humanos", disse Juan Ripoll, 63, participante da passeata.

Dos 12 suspeitos vinculados aos ataques da semana passada, seis foram mortos pela polícia e dois morreram em uma explosão antes da van avançar sobre o boulevard de La Ramblas. Dois estão detidos acusados de assassinato e de integrarem organização terrorista e dois foram liberados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade