PUBLICIDADE

Mundo

Milhares de pessoas são evacuadas após incêndios na França

País terá apoio de outras nações europeias para combater o fogo

11 ago 2022 - 09h00
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Os incêndios florestais na França já provocaram a evacuação de milhares de pessoas, principalmente no departamento de Gironde.

Bombeiros tentando conter as chamas em uma floresta em Gironde
Bombeiros tentando conter as chamas em uma floresta em Gironde
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A prefeitura de Gironde, no sudoeste da França, informou nesta quinta-feira (11) que quase 6,8 mil hectares de uma floresta de pinheiros foram afetados por um grande incêndio em Landiras. Além disso, as autoridades confirmaram que mais de mil agentes do Corpo de Bombeiros tentam conter o avanço das chamas.

No comunicado, a prefeitura local acrescentou que "mais reforços" ainda são esperados, mas as altas temperaturas criam um "risco gravíssimo" de aumentar a intensidade dos incêndios. Equipes de bombeiros da Alemanha, Polônia, Áustria e Romênia estão a caminho para apoiar os franceses.

"A União Europeia está monitorando de perto a situação e está pronta para enviar ajuda", informou a porta-voz da Comissão Europeia, Miriam García Ferrer, explicando que, a pedido de Paris, Bruxelas decidiu enviar quatro aviões da sua frota de combate a incêndios.

Em suas redes sociais, o presidente da França, Emmanuel Macron, agradeceu o apoio dos outros países e destacou que a "solidariedade europeia está em ação".

"Para as pessoas evacuadas das áreas em chamas, é um momento de espera e preocupação. Salvar todas as vidas, tudo o que puder ser salvo e depois reconstruir: ninguém será esquecido. Em todo o país, mais de 10 mil bombeiros e seguranças civis estão mobilizados contra as chamas. Com coragem e determinação, eles resistem", escreveu o mandatário.

A França também está lidando com dois incêndios florestais que devastaram mais de 330 hectares no sul do departamento de Jura, no leste do país. Pelo menos 80 bombeiros trabalham para controlar o fogo, que está ativo desde a última terça-feira (9) em Vescles e continua a se espalhar para o norte.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade