PUBLICIDADE

Mundo

Milhares de indianos fogem da Caxemira após alerta de segurança

3 ago 2019 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de turistas, peregrinos e trabalhadores indianos começaram a deixar a disputada região da Caxemira, voltando para casa depois de um alerta de segurança do governo local relacionado a possíveis ataques militantes, afirmaram duas fontes oficiais do governo, neste sábado.

Oficiais de segurança da Índia afirmaram, na sexta-feira, que encontraram evidências de ataques planejados militantes apoiados pelo exército do Paquistão, contra uma grande peregrinação hindu na Caxemira.

Uma mina com marcações paquistanesas estava em um esconderijo no qual munições foram confiscadas, após um relatório de inteligência sobre possíveis ataques em rotas usadas por devotos hindus que viajam todos os anos para a região da sagrada caverna de Amarnath, disseram os oficiais.

Uma ordem emitida pelo governo local efetivamente cancelou a peregrinação, pedindo que os participantes e turistas voltassem para casa.

No sábado, uma fonte sênior do governo local da Caxemira disse que o conselho havia causado pânico e levado à partida de "milhares" de turistas, peregrinos e trabalhadores.

O oficial não ofereceu um número específico, mas afirmou que a maioria dos 20.000 peregrinos hindu e turistas indianos e mais de 200.000 trabalhadores estavam deixando a região. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade