PUBLICIDADE

Mundo

Mídia estatal síria diz que Israel realizou ataque pouco após EUA abandonarem acordo com Irã

8 mai 2018 - 18h29
Compartilhar
Exibir comentários

A mídia estatal da Síria acusou Israel de lançar mísseis contra um alvo perto de Damasco nesta terça-feira, pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado que abandonaria o acordo nuclear iraniano, o que levou Israel a ficar sob alerta máximo.

O Exército israelense disse que, após identificar "atividades irregulares" por parte das forças iranianas na Síria, instruiu as autoridades civis nas colinas de Golã a preparar abrigos antibombas e mobilizou novas defesas e algumas forças reservistas.

O principal general de Israel, Gadi Eizenkott, cancelou uma aparição marcada em uma conferência anual de segurança e estava conversando com o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, e outros chefes de segurança nacional, disseram autoridades.

O duro golpe de Trump contra o acordo nuclear, apesar de saudado por Israel, despertou temores de uma possível explosão regional.

Duas horas após o anúncio da Casa Branca, a agência de notícias estatal síria Sana relatou explosões em Kisweh, ao sul de Damasco. As defesas aéreas sírias dispararam contra dois mísseis israelenses, destruindo ambos, informou a Sana.

Um comandante da aliança regional que apoia o presidente sírio, Bashar al-Assad, disse à Reuters que a força aérea de Israel havia atingido uma base do Exército em Kisweh, sem causar vítimas.

Perguntada sobre essas declarações, uma porta-voz militar israelense disse: "Nós não respondemos a tais relatos estrangeiros".

O Irã e o Hezbollah, do Líbano, têm ajudado o presidente sírio a derrotar uma rebelião de sete anos. Israel realizou repetidos ataques aéreos contra eles, na esperança de impedir a formação de uma frente libanesa-síria ao norte.

Um ataque em 9 de abril matou sete militares iranianos em uma base aérea da Síria. O Irã culpou Israel e disse que iria retaliar.

A mídia israelense disse que a ordem desta terça-feira para preparar abrigos antibombas em Golã foi sem precedentes durante a guerra civil na Síria. Israel capturou Golã da Síria na guerra do Oriente Médio de 1967 e anexou-a em um movimento não reconhecido internacionalmente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade