PUBLICIDADE

Mundo

México vai recorrer a corte internacional por impasse diplomático com Bolívia

26 dez 2019 - 13h38
Compartilhar
Exibir comentários

O México vai recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça para que sua sede diplomática na Bolívia seja respeitada pelo governo interino do país, informou nesta quinta-feira o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard.

Vista da embaixada do México na Bolívia. 23/12/2019. REUTERS/David Mercado
Vista da embaixada do México na Bolívia. 23/12/2019. REUTERS/David Mercado
Foto: Reuters

O México denunciou recentemente um incremento na vigilânciapolicial nos arredores de sua embaixada em La Paz, depois de o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador conceder emnovembro asilo político ao ex-presidente boliviano Evo Morales.

"A integridade de uma representação do México é parte denosso território", disse Ebrard durante entrevista à imprensa.

Ebrard afirmou que o país vai recorrer ao Tribunal Internacional de Justiça devido ao não cumprimento das "obrigações internacionais" do governo interino de Jeanine Añez, ex-senadora e opositora de Morales.

Añez assumiu depois da renúncia de Morales à Presidência, na esteira de divulgação de um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) que mostrou irregularidades nas eleições presidenciais de outubro nas quais foi eleito.

(Reporte de Adriana Barrera)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade