PUBLICIDADE

Mundo

México concede honraria a genro de Trump e gera polêmica

Jared Kushner é assessor sênior da Casa Branca

28 nov 2018 - 16h33
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do México decidiu nesta terça-feira (27) conceder ao genro do presidente norte-americano, Donald Trump, Jared Kushner, a "Ordem da Águia Azteca", máxima honraria do país.

    O Ministério das Relações Exteriores mexicano divulgou comunicado afirmando que o prêmio se deve "às significativas contribuições [de Kushner] para firmar o novo Acordo de Livre Comércio entre México, Estados Unidos e Canadá. O texto ainda destaca que o marido de Ivanka Trump, que é conselheiro sênior da Casa Branca, teve um papel fundamental durante todo o processo, demonstrando apoio decisivo nas tratativas comerciais e, desta forma, chegando a resultados satisfatórios".

    A notícia foi recebida com críticas no México, onde Trump é desaprovado por grande parte da população, devido às declarações dadas durante a campanha eleitoral e ao longo de seu governo. O presidente chegou a dizer em 2016 que os imigrantes vindos do país seriam "assassinos e estupradores", além de ter como uma de suas principais propostas de campanha a construção de um muro na fronteira com o país latino-americano.

    A entrega da medalha deverá ser realizada durante a cúpula do G20, entre 30 de novembro e 1ª de dezembro, em Buenos Aires, onde os líderes de Estados Unidos, Canadá e México assinarão o Acordo de Livre Comércio. O atual presidente, Enrique Peña Nieto, deixará o cargo logo após o encontro. A "Ordem da Águia Azteca" já foi entregue a personalidades como Walt Disney e Bill Gates.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade