PUBLICIDADE

Mundo

Merkel recebe despedida calorosa em cúpula da União Europeia

Vários líderes aproveitaram a oportunidade para dizer o quanto sentirão falta da comandante da maior economia europeia

22 out 2021 - 12h36
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Merkel recebe os cumprimentos do presidente da França, Emmanuel Macron, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente da Polônia, Mateusz Morawiecki
Merkel recebe os cumprimentos do presidente da França, Emmanuel Macron, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente da Polônia, Mateusz Morawiecki
Foto: Reuters

Líderes europeus prestaram homenagens calorosas a Angela Merkel nesta sexta-feira, 22, ao encerrarem uma cúpula da União Europeia, sua 107ª como chanceler da Alemanha durante quase 16 anos e provavelmente sua última, e um deles a elogiou por ser "um refúgio de calma" no turbilhão diplomático do bloco.

Antes de tratarem de negócios, os líderes dos 27 países da UE assistiram um vídeo de dois minutos com destaques de Merkel nas cúpulas e ela recebeu um presente de despedida representando o edifício Europa, onde as cúpulas são realizadas.

Em um discurso, o presidente do Conselho Europeu e anfitrião das cúpulas da UE, Charles Michel, a descreveu como "um monumento" e disse que reuniões de líderes sem ela serão como Roma sem o Vaticano ou Paris sem a Torre Eiffel.

"Você é uma bússola e uma luz brilhante de nosso projeto europeu", concluiu ele, sendo aplaudido de pé.

Se os partidos políticos alemães que conversam atualmente na esteira da eleição do mês passado não conseguirem montar uma coalizão de governo até meados de dezembro, Merkel voltará a Bruxelas para mais uma cúpula.

Mas vários líderes aproveitaram a oportunidade desta sexta-feira para dizer o quanto sentirão falta da comandante da maior economia europeia, e em especial de sua habilidade na diplomacia de corredores, que acalmou ânimos e gerou compromissos em questões espinhosas.

Novato em cúpulas da UE, o primeiro-ministro austríaco, Alexander Schallenberg, disse que ela é "um refúgio de calma" e "sem dúvida, uma grande europeia".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade