PUBLICIDADE

Mundo

Merkel continua sob críticas diante de coalizão com SPD

12 fev 2018 - 13h55
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler alemã Angela Merkel e o líder do partido Social Democrata (SPD) enfrentaram críticas adicionais nesta segunda-feira dentro de suas próprias legendas, por um novo acordo de coalizão que ainda deve ser aprovado por membros descontentes dos social-democratas.

A Alemanha está sem um governo adequado desde a eleição inconclusiva em setembro passado, que viu os conservadores de Merkel e o SPD de centro-esquerda perderem assentos e membros da extrema-direita ganharem espaço.

Merkel irritou os membros de seu partido Democratas Cristãos (CDU) ao concordar em ceder o Ministério das Finanças ao SPD. E os membros do SPD ainda poderiam rejeitar o acordo da coalizão em votação, cujo resultado será anunciado em 4 de março.

No domingo, Merkel defendeu as concessões "dolorosas" que ela fez ao SPD para conquistar um quarto mandato como chanceler, e disse que a crítica entre seus conservadores não era um sinal de que sua autoridade estava diminuindo.

Guenther Oettinger, membro do CDU e comissário do orçamento da União Européia, apressou-se em sua defesa na segunda-feira: "Eu a acho ainda forte... e estou certo de que vai atender as expectativas do nosso partido e do público nos próximos dias".

Mas Oettinger também admitiu que este seria o seu último mandato como chanceler, se a nova "grande coalizão" continuar em frente, abordando um debate de sucessão que está começando, já que a CDU começa a olhar para a era pós-Merkel.

"É claro para todos que a chanceler está entrando em um último mandato", disse ele à rádio Deutschlandfunk.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade