PUBLICIDADE

Mundo

Merkel chama Rússia de parceira, pede cooperação global

16 fev 2019 - 12h32
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu fortemente as relações de comércio exterior entre a Alemanha e a Rússia neste sábado, pedindo que os líderes globais reunidos em Munique trabalhem juntos para enfrentar problemas internacionais.

Chanceler alemã Angela Merkel discursa durante Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha. 16/2/2019. REUTERS/Andreas Gebert
Chanceler alemã Angela Merkel discursa durante Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha. 16/2/2019. REUTERS/Andreas Gebert
Foto: Reuters

Falando a um público que incluía Ivanka Trump, filha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Merkel defendeu os planos para um novo gasoduto da Rússia para a Alemanha, que ele criticou.

Trump acusou a Alemanha de ser "cativa" da Rússia devido à sua dependência da energia russa, mas Merkel rebateu: "Se durante a Guerra Fria… nós importamos grandes quantidades de gás russo, eu não sei porque seria pior dizer hoje que a Rússia permanece uma parceira."

"Queremos tornar a Rússia dependente apenas da China?" ela perguntou. "Esse é o nosso interesse europeu? Eu não acho."

Durante uma sessão de perguntas e respostas, ela acrescentou que seria errado excluir a Rússia politicamente.

Trump também frequentemente critica o grande superávit que a Alemanha, maior economia da Europa, tem com os Estados Unidos e ameaçou tarifar os carros alemães.

"Temos orgulho de nossos carros e deveríamos ter", disse Merkel, acrescentando, no entanto, que muitos foram montados nos Estados Unidos e exportados para a China.

Merkel apelou para a cooperação global em várias questões, desde lidar com o Irã até evitar outra crise migratória.

Ela questionou se a decisão dos EUA de deixar o acordo nuclear com o Irã e de se retirar da Síria foi a melhor forma de combater Teerã na região.

"A única questão é como nós atingimos nosso objetivo mútuo… Nós faremos isso rompendo nosso acordo ou usando a pequena vantagem que nós temos (através do acordo nuclear)?", perguntou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade