PUBLICIDADE

Mundo

Merkel aguarda reunião da UE com a Turquia para melhorar laços

20 jan 2018 - 16h20
Compartilhar
Exibir comentários

Angela Merkel, da Alemanha, recebeu de braços abertos, neste sábado, o plano da Bulgária de hospedar uma reunião entre a Turquia e a União Europeia para melhorar os laços e abrir caminho para uma possível cúpula.

A Bulgária, que atualmente ocupa a presidência da UE, está preparando uma reunião entre o presidente turco Tayyip Erdogan e líderes europeus Jean-Claude Juncker, Donald Tusk e Antonio Tajani, na cidade de Varna, no Mar Negro, disse o primeiro-ministro Boyko Borissov, neste sábado.

"Esta reunião é uma boa chance para conversar com o presidente turco sobre todos os assuntos", disse a chanceler Merkel, em uma entrevista coletiva conjunta com Borissov, em Sofia, acrescentando que "precisamos de relações tranquilas" com a Turquia para resolver o problema. 

Borissov disse que a reunião poderia discutir as preocupações da Turquia em relação a pagamentos da UE relacionados ao acordo de imigração, assim como as relações tensas entre Ancara e importantes membros da União Europeia, principalmente sobre direitos humanos. 

As negociações de adesão da Turquia à União Europeia foram congeladas em dezembro de 2016. 

Na sexta-feira, o ministro turco dos assuntos da União Europeia disse que Ancara rejeitará qualquer oferta de parceria com o bloco comum do qual não é membro, alertando que o atual impasse não deu à Turquia nenhuma razão para manter o acordo de migrantes com o bloco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade