PUBLICIDADE

Mundo

Mercosul e UE fecham acordo histórico de livre comércio

Principais termos do tratado ainda não são conhecidos

28 jun 2019 - 14h35
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia (UE) e o Mercosul fecharam um acordo histórico de livre-comércio depois de 20 anos de negociações, informaram fontes europeias à ANSA na tarde desta sexta-feira(28).

Mercosul e UE fecham acordo histórico de livre comércio
Mercosul e UE fecham acordo histórico de livre comércio
Foto: Reprodução/Twitter / Ansa - Brasil

    De acordo com o jornalista Jamil Chade, a negociação foi encerrada em Bruxelas, mas o anúncio será feito às margens da cúpula do G-20, reunião entre os líderes da principais economias do mundo, que acontece em Osaka, no Japão. Com o tratado, a expectativa é de que ocorra uma ampliação das exportações brasileiras, especialmente em relação aos produtos agrícolas. Algumas regras foram estabelecidas para que os fazendeiros europeus não sejam afetados.

    Ainda não são conhecidos os principais termos do acordo, mas acredita-se que envolva mais de 90% do comércio, incluindo setores industriais. Em relação a agricultura, pode haver concessão de cotar para carnes, etanol e açúcar. As negociações entre a UE e Mercosul foram iniciadas em 1999, no Rio de Janeiro, durante os mandatos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Jacques Chirac. Desde então, os principais entraves por parte da UE envolvendo as negociações estavam relacionados a concorrência contra os produtos agrícolas do Mercosul. Já o Brasil e a Argentina barravam o processo ao negarem a abertura do mercado em setores industriais.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade