PUBLICIDADE

Mundo

Mercosul condena decisão da Assembleia Constituinte da Venezuela de "usurpar atribuições" do Parlamento

18 ago 2017 - 19h00
Compartilhar
Exibir comentários

Os quatro países fundadores do Mercosul condenaram nesta sexta-feira a decisão da Assembleia Constituinte da Venezuela de "usurpar atribuições da Assembleia Nacional", que, de acordo com o bloco, é a única eleita democraticamente e é a "única e exclusiva titular do Poder Legislativo" no país.

"Com essa medida, restringe-se ainda mais o espaço para convívio institucional na Venezuela e agudizam-se os conflitos, em sentido oposto ao necessário restabelecimento da democracia", afirma nota.

"Os países fundadores do Mercosul não reconhecem essa medida ou qualquer outra adotada pela Assembleia Constituinte, cuja convocação foi feita ao arrepio da ordem constitucional venezuelana."

O Mercosul invocou a cláusula democrática do bloco e suspendeu a Venezuela no início deste mês. O país já estava suspenso por não ter se adequado às regras econômicas do bloco. Com a nova suspensão, a Venezuela só poderá voltar ao Mercosul com uma mudança na ordem democrática.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade