PUBLICIDADE

Mundo

Médico espanhol é julgado por escândalo de roubo de bebês

Réu é o primeiro a ser julgado pela onda de sumiço de recém-nascidos entre 1939 e 1975, quando 30 mil crianças espanholas foram raptadas

26 jun 2018 - 09h45
(atualizado às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ginecologista espanhol foi a julgamento nesta terça-feira (26) por supostamente sequestrar um bebê em 1969 e entregá-lo a outra mulher, o primeiro réu a ser julgado pelo escândalo dos "bebês roubados" que afetou milhares de pessoas na Espanha.

Ativistas vestidos com camisetas amarelas com a palavra "Justiça" protestaram diante do tribunal exigindo a reabertura de outros casos que remontam ao governo do ditador Francisco Franco entre 1939 e 1975.

Os ativistas dizem que as autoridades tiraram bebês de mães consideradas "inadequadas" --muitas vezes comunistas ou militantes de esquerda-- e os entregavam a famílias ligadas ao regime ditatorial.

O médico Eduardo Vela é acusado de falsificar documentos, sequestrar uma criança de menos de 7 anos de idade e de fingir um parto quando trabalhava no hospital San Ramón de Madri. Ele nega qualquer delito.

A autora da acusação é Ines Madrigal, de 49 anos, que acusa Vela de forjar sua certidão de nascimento de 1969 para mostrar sua mãe adotiva como biológica.

Ines Madrigal, autora da ação contra médico espanhol, posa para foto em frente ao Parlamento, em Madri 25/06/2018 REUTERS/Juan Medina
Ines Madrigal, autora da ação contra médico espanhol, posa para foto em frente ao Parlamento, em Madri 25/06/2018 REUTERS/Juan Medina
Foto: Reuters

O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón registrou casos de cerca de 30 mil crianças espanholas que foram raptadas após o parto durante o governo Franco.

Casos semelhantes ocorreram durante a ditadura militar de 1976 a 1983 na Argentina, onde desde então os tribunais atribuíram penas de prisão longas pelo roubo sistemático de bebês de prisioneiras políticas.

Os ativistas dizem que centenas de casos parecidos jamais chegaram às cortes da Espanha por causa da falta de provas ou porque o limite de tempo para apresentar uma acusação se esgotou.

Veja também:

Itália fecha portos para barco de resgate de imigrantes:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade