PUBLICIDADE

Mundo

May se reúne com Trump após críticas de republicano

Imprensa inglesa diz que premier foi "humilhada" por americano

13 jul 2018 - 08h00
(atualizado às 09h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reúne-se nesta sexta-feira (13), em Londres, com o presidente norte-americano, Donald Trump, após as críticas públicas do republicano contra ela. A imprensa local tem noticiado que o encontro ocorre "há poucas horas da humilhação" infligida por Trump a May, com uma entrevista do magnata ao jornal "The Sun" na qual teceu uma série de críticas à premier inglesa, principalmente relacionada ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Nas ruas de Londres, o clima é de tensão, com dezenas de manifestantes protestando contra Trump e usando até um boneco gigante do presidente
Nas ruas de Londres, o clima é de tensão, com dezenas de manifestantes protestando contra Trump e usando até um boneco gigante do presidente
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Ao "The Sun", Trump disse que "gostava" de May, mas que ela "não tinha escutado seus conselhos" sobre o Brexit. "Eu disse o que ela deveria fazer, mas ela acabou indo na direção contrária", contou.

De acordo com o republicano, o plano de May para a saída da UE, apresentado ontem e o qual prevê certos vínculos com o bloco mesmo após o Brexit, "matará qualquer possibilidade de acordo comercial com os Estados Unidos". "Esse plano, como está, deixará os EUA negociando com a UE, e não com o Reino Unido", disse.

Na mesma entrevista, Trump atacou também o prefeito de Londres, Sadiq Khan, e poupou apenas o ex-ministro britânico das Relações Exteriores Boris Johnson. "Ele daria um excelente primeiro-ministro", comentou.

O magnata ainda criticou a onda migratória do Oriente Médio e da África, alegando que a situação está ficando cada vez pior e que a Europa está "perdendo" a sua cultura com a chegada constante de estrangeiros.

Nas ruas de Londres, o clima é de tensão, com dezenas de manifestantes protestando contra Trump e usando até um boneco gigante do presidente.

Após a reunião com May, Trump será recebido com a primeira-dama Melania pela rainha Elizabeth II para um chá.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade