PUBLICIDADE

Mundo

May diz a empresários que UE está comprometida com acordo do Brexit ainda este ano

19 out 2018 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse a empresários durante uma teleconferência nesta sexta-feira que os políticos da União Europeia estão comprometidos com o alcance de um acordo do Brexit até o final do outono europeu, estabelecendo o que uma fonte disse à Reuters ter sido um tom otimista.

Premiê britânica, Theresa May 03/10/2018 REUTERS/Darren Staples
Premiê britânica, Theresa May 03/10/2018 REUTERS/Darren Staples
Foto: Reuters

Londres e Bruxelas correm para chegar a um acordo até o fim do ano e empresas estão preocupadas de que ausência de um consenso possa causar a interrupção de tudo, desde cadeias produtivas até voos, incluindo o transporte de alimentos e cargas vivas. 

May falou com cerca de 120 empresários para atualizá-los sobre o progresso das negociações após discussões com Bruxelas no início da semana.

"A primeira-ministra falou por cerca de 10 minutos e o tom de sua mensagem foi bem otimista", disse uma fonte familiarizada com o conteúdo da reunião à Reuters. 

O gabinete de May disse que a primeira-ministra reconheceu que havia "algumas questões significativas" não resolvidas, mas que o progresso está sendo feito. 

"O consenso manifestado pelos líderes na mesa do conselho foi de que eles realmente querem chegar a um acordo assim que possível neste outono", disse o gabinete de May.

"Ela disse que seu objetivo era resolver isso até novembro", afirmou um dos empresários que participaram da conferência. 

May ouviu de alguns que o tempo está pressionando e escutou preocupações sobre medidas contingenciais que podem ser irreversíveis, acrescentou a fonte. 

Ela também foi perguntada sobre o que o empresariado poderia fazer para ajudar no Brexit, ao que sugeriu que as empresas escrevam para parlamentares no Reino Unido e na Europa para garantir que os líderes estejam cientes de que os negócios precisam de uma solução. 

Separadamente, a Bloomberg reportou que May estaria pronta para ceder em uma das principais áreas de conflito nas negociações: a questão da fronteira terrestre entre o Reino Unido e a Irlanda. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade