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Mundo

Manifestantes protestam em favor de trem-bala em Turim

Obra enfrenta resistência do Movimento 5 Estrelas

12 nov 2018 - 15h14
(atualizado às 15h29)
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Cerca de 30 mil pessoas tomaram uma praça no centro de Turim, noroeste da Itália, no último sábado (10) para cobrar a realização de uma linha de trem de alta velocidade entre a capital do Piemonte e Lyon, na França.

O projeto, que se arrasta há vários anos, enfrenta resistência do partido antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), que governa tanto Turim quanto a Itália. O ato foi convocado pelo comitê "Sim, Turim segue em frente" e contou com o apoio das principais legendas de oposição.

"A partir de hoje nada será como antes", afirmaram as organizadoras do protesto, que disseram que mais de 30 mil pessoas participaram. A polícia fala em 25 mil manifestantes. Pressionada, a prefeita de Turim, Chiara Appendino, receberá no próximo dia 16 de novembro as sete mulheres que formam o comitê.

A linha de alta velocidade entre Turim e Lyon será custeada pelos governos de Itália e França, mas enfrenta forte resistência do M5S, que já aprovou moções na capital do Piemonte contra a obra. A Liga, aliada do movimento antissistema no governo italiano, defende a realização do projeto.

"Se está em curso uma análise do custo-benefício, esperemos que gente mais competente que eu diga se custa mais seguir em frente ou voltar atrás, mas tenho convicção de que é sempre melhor terminar uma obra já iniciada", disse o ministro do Interior Matteo Salvini, líder da Liga.

A linha de alta velocidade também é apoiada pelo governador do Piemonte, Sergio Chiamparino, que pertence ao centro-esquerdista Partido Democrático (PD). "A manifestação demonstrou de forma inequívoca que Turim e o Piemonte querem o TAV [trem de alta velocidade] e querem a ligação com a Europa", disse.

Os defensores da obra dizem que a linha atual está obsoleta e é pouco atrativa financeiramente, uma vez que possui um traçado muito sinuoso, o que limita a velocidade dos trens. Por outro lado, os críticos alegam que a conexão entre Turim e Lyon foi modernizada recentemente e é subutilizada.

O custo para a Itália com a obra será de cerca de 3 bilhões de euros, o que equivale a 35% do orçamento total. Outros 40% virão da União Europeia, e 25%, da França.

Ansa - Brasil   
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