PUBLICIDADE

Mundo

Manifestantes fazem fuga dramática durante protesto em universidade de Hong Kong

18 nov 2019 - 19h51
(atualizado às 20h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de manifestantes em Hong Kong protagonizaram uma fuga dramática de um campus de uma universidade que estava cercado pela polícia na segunda-feira, estendendo mangueiras de plástico a partir de uma ponte e partindo em motocicletas que esperavam do lado de baixo, enquanto a polícia atirava projéteis.

Manifestantes contra o governo entram em confronto com a polícia perto da Universidade Polítécnica de Hong Kong
18/11/2019
REUTERS/Adnan Abidi
Manifestantes contra o governo entram em confronto com a polícia perto da Universidade Polítécnica de Hong Kong 18/11/2019 REUTERS/Adnan Abidi
Foto: Reuters

Muitos outros manifestantes contrários ao governo continuavam aprisionados do lado de dentro da Universidade Politécnica de Hong Kong e a entrada de dois importantes negociadores foi permitida no campus pela polícia na noite de segunda-feira para mediação, um sinal de que há um risco crescente de violência.

"A situação está ficando cada vez mais perigosa", disse Jasper Tsang, um político pró-Pequim que é o ex-chefe do Conselho Legislativo de Hong Kong, à Reuters pouco depois de chegar ao campus.

Enquanto ele falava, grandes explosões foram ouvidas e chamas ardiam em uma parte distante do campus. Em ruas próximas, manifestantes arremessavam coquetéis molotov e queimavam carros e a fachada de uma agência bancária do Standard Chartered.

A Universidade Politécnica no distrito de Kowloon em Hong Kong é o epicentro de um impasse na última semana e tem visto os piores episódios de violência nos últimos cinco meses de manifestações contra o governo.

Alguns dos manifestantes que escaparam nesta segunda-feira desceram de uma ponte de cerca de 10 metros de altura que havia sido ocupada no campus para um viaduto abaixo. Eles então se retiraram em velocidade com o auxílio de motocicletas que os esperavam.

Mas vários deles parecem ter sido presos logo após a fuga, afirmou uma testemunha à Reuters.

Outros manifestantes, atirando coquetéis molotov, tentavam repetidamente invadir o campus, mas a polícia atirava bombas de gás lacrimogêneo e utilizava canhões de água para afastá-los.

O tamanho das manifestações diminuiu nas últimas semanas, mas os confrontos se intensificaram desde a semana passada, quando a polícia atirou em um manifestante, um homem foi incendiado e o distrito financeiro da cidade foi inundado de gás lacrimogêneo no meio do expediente.

A autoridade hospitalar da cidade reportou 116 feridos na segunda-feira, incluindo uma mulher que estava em estado grave.

Mais cedo na segunda-feira a polícia apertou o cerco à Universidade Politécnica e impediu que dezenas de pessoas passassem pelas linhas policiais.

A polícia afirmou que agentes haviam sido destacados para o "o perímetro" do campus por uma semana, apelando para que os "depredadores" deixassem o local

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade