PUBLICIDADE

Mundo

Manifestantes de Hong Kong prometem grande marcha no domingo

18 out 2019 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários

Ativistas pró-democracia de Hong Kong prometeram nesta sexta-feira que realizarão uma grande marcha no final de semana, apesar de a polícia tê-la declarado ilegal, o que pode resultar em novos tumultos na cidade sob controle chinês que tem sido abalada por meses de protestos violentos.

Protesto em Hong Kong
18/10/2019
REUTERS/Ammar Awad
Protesto em Hong Kong 18/10/2019 REUTERS/Ammar Awad
Foto: Reuters

Hong Kong ficou relativamente calma na última semana, só testemunhando manifestações pequenas e muitas vezes coloridas, e a marcha de domingo testará a força da campanha pró-democracia, que no passado chegou a levar milhões às ruas.

Ao rejeitar o pedido de permissão dos ativistas para a marcha, a polícia disse que eventos passados foram "usurpados por um grupo de manifestantes radicais" que atearam fogo em edifícios, lançaram coquetéis molotov contra policiais, detonaram uma bomba caseira e danificaram infraestrutura.

"Embora sempre respeitemos os direitos de reunião e de liberdade de expressão dos cidadãos, estamos alarmos com esta epidemia na qual manifestantes radicais recorrem à violência ao expressar sua opinião", disse o superintendente-chefe interino da Divisão de Relações Públicas da Polícia, Kong Wing-cheung, ao anunciar a rejeição.

No passado, milhares desafiaram a polícia e realizaram manifestações em massa, muitas vezes pacíficas de início, mas se tornando violentas de noite.

"Não recuaremos, mesmo após o ataque ao convocador da Frente Civil de Direitos Humanos, Jimmy Sham. Nossa força mais poderosa é a unidade e a resistência desta sociedade civil", disse o grupo de direitos humanos, convocando o público a se reunir no domingo.

Ativista proeminente de direitos humanos, Sham foi espancado brutalmente por quatro homens munidos de martelos e facas na quarta-feira, uma ação que parlamentares pró-democracia disseram pretender intimidar manifestantes e incitar a violência antes da marcha planejada para domingo.

Na noite desta sexta-feira, manifestantes formaram uma corrente humana usando máscaras com o semblante de Jimmy Sham com um cartaz dizendo "Somos todos Jimmy Sham".

A corrente humana foi planejada para se estender por 40 quilômetros ao longo do metrô da cidade, e muitas pessoas usavam máscaras excêntricas em desafio à proibição de ocultar o rosto em manifestações públicas.

Usar máscara em manifestações públicas pode acarretar uma pena máxima de um ano de prisão.

"Não estou preocupado em ser processado por ter violado a lei anti-máscara. Acho que as pessoas não terão medo de sair no domingo", disse Kiki, de 29 anos, usando uma máscara de porco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade