PUBLICIDADE

Mundo

Manifestantes da Indonésia dispersam após 2ª noite de protesto contra resultado de eleição

23 mai 2019 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

A calma retornou às ruas da capital da Indonésia nesta quinta-feira após uma segunda noite de confrontos entre forças de segurança e manifestantes revoltados com o resultado da eleição do mês passado, que rendeu um segundo mandato ao presidente Joko Widodo.

Bombeiros limpam rua após noite de protestos em Jacarta
23/05/2019
REUTERS/Willy Kurniawan
Bombeiros limpam rua após noite de protestos em Jacarta 23/05/2019 REUTERS/Willy Kurniawan
Foto: Reuters

Áreas do centro de Jacarta se tornaram um campo de batalha de madrugada. A polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha, e os manifestantes atiraram pedras e lançaram fogos de artifício contra policiais.

Manifestantes também lançaram paralelepípedos, destruíram placas de rua e incendiaram barracas de comida e um posto de segurança.

Os tumultos começaram depois do anúncio na terça-feira no qual a Comissão Geral Eleitoral (KPU) confirmou que Widodo derrotou seu adversário, o ex-general Prabowo Subianto, na votação de 17 de abril.

A violência irrompeu ainda na noite de terça-feira e deixou seis mortos, e mais duas pessoas morreram na noite de quarta-feira, disseram autoridades.

O governador de Jacarta, Anies Baswedan, disse que entre os mortos há três adolescentes, e que 737 pessoas ficaram feridas durante os tumultos, a maioria no bairro central de Tanah Abang.

Mas os manifestantes dispersaram na noite de quarta-feira, e o porta-voz da polícia, Dedi Praseyto.

Ruas que ficaram tranquilas na quarta-feira, quando os funcionários dos escritórios mantiveram distância do centro da cidade, tinham trânsito intenso novamente nesta quinta-feira, e varredores da prefeitura limpavam os destroços.

Widodo obteve mais de 85 milhões dos 154 milhões de votos depositados, mas Prabowo alegou "fraudes e irregularidades em massa" e se recusou a admitir a derrota.

A agência eleitoral disse não haver indícios de fraude sistemática, e observadores independentes disseram que a votação foi livre e justa.

Na ilha de Madura, ao nordeste da ilha principal de Java, uma multidão incendiou uma delegacia, e dois postos policiais foram incendiados em Pontianak, na ilha de Bornéu, noticiou a mídia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade