PUBLICIDADE

Mundo

Mais uma região italiana declara emergência por seca

Toscana, no centro-norte do país, também sofre com estiagem

6 jul 2022 - 14h31
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A região da Toscana, no centro-norte da Itália, declarou nesta quarta-feira (6) estado de emergência por causa da seca.

Mulher se refresca do calor em Florença, capital da Toscana, em imagem de arquivo
Mulher se refresca do calor em Florença, capital da Toscana, em imagem de arquivo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida chega um dia depois de o governo italiano ter decretado emergência pela estiagem em outras cinco regiões do norte do país: Emilia-Romagna, Friuli Veneza Giulia, Lombardia, Piemonte e Vêneto.

"Declaramos estado de emergência regional e vamos seguir os procedimentos para assegurar que, através de um estado de emergência nacional, também possa ser reconhecida a necessidade de rapidez nas intervenções nas zonas mais delicadas de nossa região", disse o governador da Toscana, Eugenio Giani, em um evento em Siena.

O estado de emergência agiliza a liberação de recursos para combater determinada crise, porém a Toscana ainda não foi incluída por Roma nesse instrumento, e a adoção de uma declaração regional pode aumentar a pressão sobre o governo italiano.

"A emergência da estiagem é a avaliação de um estado de sofrimento que talvez seja menor que em outras regiões, mas as intervenções são necessárias", acrescentou Giani.

O gabinete do premiê Mario Draghi já destinou 36 milhões de euros para combater a seca nas cinco regiões do norte cobertas pelo estado de emergência e deve apontar um comissário com poderes extraordinários para enfrentar a crise.

O Rio Pó, que atravessa Piemonte, Lombardia, Emilia-Romagna e Vêneto, apresenta seus níveis mais baixos em 70 anos, causando problemas de abastecimento de água para empresas, lavouras e famílias.

No entanto, a estiagem já se espalha pela Itália Central, com a redução pela metade nos níveis de rios como o Arno, o principal da Toscana, e o Tibre, que cruza a capital Roma.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade