PUBLICIDADE

Mundo

Mais de 20 ficam feridos em ato neonazista na Alemanha

Protesto foi criticado pela chanceler Angela Merkel

28 ago 2018 - 10h15
(atualizado às 10h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 20 pessoas ficaram feridas em confrontos durante uma manifestação neonazista em Chemnitz, no estado da Saxônia, leste da Alemanha, na noite da última segunda-feira (27).

Protesto da extrema direita em Chemnitz, Alemanha
Protesto da extrema direita em Chemnitz, Alemanha
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O ato teve o apoio do partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AFD), maior força de oposição no Parlamento, e foi motivado pela morte de um alemão de 35 anos durante uma briga com um sírio e um iraquiano.

Entre os 20 feridos estão nove militantes neonazistas, nove contramanifestantes de esquerda e dois policiais. Segundo as autoridades locais, o ato reuniu 6 mil partidários da extrema direita e mil esquerdistas.

A polícia esperava um protesto com apenas 1,5 mil pessoas, mas sua difusão nas redes sociais quadriplicou o número de manifestantes. "Aquilo que vimos não tem lugar em um Estado de direito", afirmou a chanceler Angela Merkel, ao comentar os tumultos no protesto neonazista.

Em seu perfil no Twitter, um deputado do AFD, Markus Frohnmaier, expressou o apoio do partido à manifestação. "Se o Estado não pode proteger seus cidadãos, os cidadãos saem às ruas para se proteger. Muito fácil", disse.

Por sua vez, o porta-voz do governo, Steffen Seibert, afirmou que na Alemanha não há espaço para a "justiça com as próprias mãos" e para "grupos que vão às ruas espalhar ódio, intolerância e extremismo".

A política de portas abertas para refugiados custou popularidade a Merkel e sedimentou o avanço da extrema direita, que alcançou um resultado histórico nas eleições federais de 2017, com 12,6% dos votos.

Segundo as Nações Unidas, a Alemanha abriga cerca de 1,4 milhão de refugiados e solicitantes de refúgio, maior número absoluto na União Europeia e o quinto maior em termos proporcionais. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade