PUBLICIDADE

Mundo

Magnata preso vai a 2º turno de eleição na Tunísia

Nabil Karoui desafiará o jurista ultraconservador Kais Saied

17 set 2019 - 14h32
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O jurista independente Kais Saied, com 18,4% dos votos, e o magnata Nabil Karoui, com 15,58%, disputarão o segundo turno das eleições presidenciais na Tunísia.

Apoiadores de Nabil Karoui (representado no cartaz) celebram resultados em Túnis
Apoiadores de Nabil Karoui (representado no cartaz) celebram resultados em Túnis
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pela Comissão Superior Independente para as Eleições (Isie), dois dias após a votação do último domingo (15). O segundo turno deve ocorrer até 13 de outubro.

O expoente do partido islâmico Ennahda Abdelfattah Mourou ficou em terceiro lugar, com 12,9%, seguido pelo ministro demissionário da Defesa, Abdelkrim Zbidi, com 10,7%, e pelo primeiro-ministro Youssef Chahed, com 7,4%.

A afluência foi de apenas 45,02% dos eleitores tunisianos. O ultraconservador e professor de direito Saied desafiará o empresário populista Karoui, que está preso por lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Um deles substituirá Beji Caid Essebsi, morto em julho passado, aos 92 anos de idade. Na Tunísia, o presidente exerce apenas o cargo de chefe de Estado e cuida de assuntos como política externa, defesa e segurança nacional.

Essa é a segunda vez que os tunisianos elegem seu presidente desde a Primavera Árabe, em 2011, que derrubou o ditador Zine El Abidine Ben Ali. As eleições legislativas serão em 6 de outubro. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade