PUBLICIDADE

Mundo

Maduro vence eleição em meio a acusações de manipulação do pleito e boicote da oposição

Oposição acusa o presidente de fraude nas eleições; maior parte dos candidatos de oposição decidiu boicotar o pleito.

21 mai 2018 - 03h27
(atualizado em 22/5/2018 às 07h54)
Compartilhar
Exibir comentários
A reeleição do presidente Nicolás Maduro era esperada pela oposição, que acusa o governo da manipular o pleito
A reeleição do presidente Nicolás Maduro era esperada pela oposição, que acusa o governo da manipular o pleito
Foto: Reuters / BBC News Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito no domingo em uma eleição marcada por acusações de manipulação, fraude eleitoral e um boicote da oposição.

O candidato opositor Henri Falcón acusou o governo de influenciar a votação através do Carnê da Pátria, documento que permite que os venezuelanos recolham benefícios do governo e usem os serviços públicos.

Funcionários do governo escanearam os cartões próximo aos pontos de votação - o presidente prometeu que quem votasse no domingo teria direito a um benefício extra concedido pelo governo.

A oposição acusa o governo de compra de votos. O país está vivendo uma das piores crises da sua história, com escassez de produtos e hiperinflação, e os venezuelanos passaram a depender fortemente da assistência governamental.

O governo continua afirmando que as eleições são "livre e justas", mas a maior parte da oposição boicotou o pleito. Com muitos candidatos-não governistas impossibilitados de concorrer ou presos, a oposição diz que o atual processo não tem legitimidade e que há indícios para desconfiar de fraude eleitoral.

Diversos países, incluindo os Estados Unidos e a Argentina, já disseram que não vão reconhecer o resultado dessas eleições.

Boicote

A eleição, que estava prevista para acontecer só em dezembro de 2018, foi adiantada pela Assembleia Nacional Constituinte - órgão composto por apoiadores de Maduro e que assumiu os poderes do Legislativo no país.

O pleito teve baixo comparecimento, com 54% dos eleitores ausentes. Na última eleição presidencial, em 2013, o comparecimento às urnas havia chegado a 80%.

A oposição está dividida. Seus dois principais candidatos foram impedidos de concorrer e outros fugiram do país.

O pleito de domingo teve apenas candidatos minoritários. Falcón era visto como a única alternativa viável à Maduro, mas obteve apenas 21% dos votos, contra 68% para Maduro, segundo os dados oficiais.

Falcón, que foi governador durante o mandato do presidente Hugo Chávez, veio do mesmo partido de Maduro, mas saiu em 2010 para se juntar à oposição.

Outros candidatos acusaram Falcón de dar legitimidade a um processo fraudulento
Outros candidatos acusaram Falcón de dar legitimidade a um processo fraudulento
Foto: AFP / BBC News Brasil

Falcón havia afirmado que o único jeito de derrotar Maduro seria através de eleições e que por isso concorreu apesar do boicote.

Outros opositores o acusaram de dar legitimidade a uma eleição injusta.

Centenas de venezuelanos estão migrando para outros países por causa da crise
Centenas de venezuelanos estão migrando para outros países por causa da crise
Foto: Reuters / BBC News Brasil

A crise

As eleições acontecem em um momento em que a Venezuela sofre uma grave crise política, econômica e humanitária.

A recessão tem aumentado cada dia mais, fazendo com que haja escassez de produtos básicos, de comida à remédios.

Em algumas partes do país, 70% das crianças estão desnutridas. A moeda sofre uma hiperinflação a ponto de faltar dinheiro impresso no banco.

Os problemas geraram também uma crise migratória. Centenas de venezuelanos têm migrado para países vizinhos. A onda migratória vai principalmente para a Colômbia, mas também atinge o Brasil.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade