PUBLICIDADE

Mundo

Maduro renova governo e indica mulher como vice

O presidente também criou dois novos ministérios

15 jun 2018 - 17h52
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou uma reforma no gabinete, menos de um mês depois de ter sido reeleito.

Maduro renova governo e indica mulher como vice
Maduro renova governo e indica mulher como vice
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ele indicou a mandatária da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez, como sua vice, no lugar de Tareck El Aissami, que ocupava o cargo desde janeiro de 2017.

"Designei como vice-presidente uma mulher jovem, valente, forte, 'filha de mártir', revolucionária e testada em diversas batalhas: nossa irmã Delcy Eloína Rodríguez", escreveu Maduro no Twitter.

Após a designação, ela agradeceu ao mandatário pela "confiança depositada" e prometeu que somará "todos os esforços e espiritualidade para acompanhar o chefe de Estado na defesa do país".

Com 49 anos, Delcy é filha de Jorge Antonio Rodríguez, criador da Liga Socialista na Venezuela.

Ela foi ministra de Comunicação e Informação entre 2013 e 2014 e, até junho de 2017, ocupou o cargo de chanceler, em uma época em que mais de 100 pessoas foram mortas em manifestações contra o governo.

Na época, a agora vice-presidente gerou polêmica por afirmar que a Venezuela "tinha comida para alimentar três países", negando a existência de uma crise de abastecimento. E, desde julho passado, presidia a Assembleia Constituinte.

Maduro também criou dois novos ministérios - o de Indústria e Produção Nacional e o de Atenção às Águas.

"A épica vitória do povo nos leva a um novo começo. Pelo mandato que vocês me deram, decidi fazer uma renovação parcial e profunda no gabinete executivo", escreveu.

El 20 de mayo, con la victoria democrática el pueblo habló fuerte y claro, ahora nos toca cumplirle con gran compromiso. Deben enamorarse de las soluciones para lograr los objetivos. Tengo fe en que los hombres y mujeres que hoy se juramentaron trabajarán por el futuro del País. pic.twitter.com/6vW7QHkh0e

? Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 15 de junho de 2018

O presidente foi reeleito em 20 de maio, em uma votação contestada pela oposição e pela comunidade internacional, que a considerou fraudulenta.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade