PUBLICIDADE

Mundo

Macron se apoia em novos empregos e economia francesa promissora antes de eleições em abril

17 jan 2022 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, irá promover 21 novos projetos de investimento no país com uma economia pujante como prova de que suas reformas econômicas estão rendendo frutos a menos de três meses antes de uma eleição presidencial na qual deve buscar a reeleição.

Durante uma visita à Alsácia, no leste do país, Macron irá anunciar um projeto industrial de 300 milhões de euros da gigante alemã BASF, um dos 21 novos projetos que totalizam 4 bilhões de euros e a criação de 10 mil empregos, como parte de uma iniciativa para atrair investidores internacionais, afirmou seu gabinete.

A farmacêutica norte-americana Pfizer também anunciou na segunda-feira um plano de investimento de 520 milhões de euros na França.

Com o aquecimento da corrida presidencial, seus assessores estão ansiosos para afastar o debate de questões de segurança ou imigração e colocar em foco a economia, que tem se recuperado com força da pandemia de Covid-19.

Desde 2017, Macron impulsionou uma série de reformas econômicas no lado da oferta, para aumentar a competitividade de empresas, cortar impostas e flexibilizar regras rígidas do mercado de trabalho.

Críticos dizem que ele atuou como um "presidente dos ricos" que quer mandar embora as redes de segurança social da França, e que cortou benefícios de bem-estar social para alguns dos mais pobres.

Mas a três meses das eleições de abril, os indicadores mostram que a economia francesa está em alta, com projeção de crescimento de 6,7% em 2021, e com a França voltando perto de níveis pré-pandêmicos mais do que qualquer membro do G7 fora os Estados Unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade