PUBLICIDADE

Mundo

Macron quer sediar conferência de ajuda ao Líbano na França

Presidente francês pretende agendar a reunião para outubro

1 set 2020 - 09h34
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta terça-feira (1º) que o país está pronto para receber uma conferência de ajuda ao Líbano no mês de outubro.

Macron ao lado do presidente do Líbano, Michel Aoun
Macron ao lado do presidente do Líbano, Michel Aoun
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Macron está em uma visita a Beirute, capital do país asiático, e sua declaração foi dada durante uma reunião com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e de ONGs locais.

"A França está pronta para sediar uma conferência de ajuda ao Líbano em outubro. Devemos continuar a mobilizar toda a comunidade internacional. Estou pronto para organizar, provavelmente em meados de outubro, uma conferência internacional de ajuda com as Nações Unidas", disse o chefe de Estado francês.

O político é o primeiro líder internacional a viajar ao Líbano após a explosão em Beirute. A tragédia aconteceu em um galão que armazenava 2.750 toneladas de nitrato de amônio, substância geralmente usada em fertilizantes e inseticidas, mas também em explosivos.

De acordo com o presidente do país, Michel Aoun, os danos causados pela devastadora explosão do dia 4 de agosto provocaram um prejuízo de cerca de US$ 15 bilhões.

O caso forçou a renúncia do primeiro-ministro, Hassan Diab, e de seu gabinete. O embaixador do Líbano na Alemanha, Mustapha Adib, foi encarregado por Aoun de formar um novo governo no país. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade