PUBLICIDADE

Mundo

Macron enviará nova 'árvore da amizade' a Trump

Muda de carvalho morreu durante quarentena no ano passado

12 jun 2019 - 09h06
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu nesta terça-feira (12) que enviará ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, uma nova "árvore da amizade" depois que a muda de carvalho ofertada no ano passado morreu durante a quarentena. "Nós lhe enviaremos outra, não é uma tragédia", disse Macron à rede suíça RTS durante reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra. "Não vejam símbolos onde não há nenhum, o símbolo era plantá-la juntos". A declaração foi dada depois que a imprensa francesa tratou a morte da planta como uma metáfora por representar o desgaste das relações entre o governo Trump e a Europa.

Macron enviará nova 'árvore da amizade' a Trump
Macron enviará nova 'árvore da amizade' a Trump
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    A muda de carvalho foi um presente de Macron a Trump entregue durante sua visita aos Estados Unidos em abril do ano passado.

    Os dois líderes a plantaram na Casa Branca, mas a árvore foi posta em quarentena devido ao temor de que parasitas se espalhassem para outras do jardim. "Acontece que este carvalho foi posto em quarentena por razões sanitárias norte-americanas e o pobrezinho não sobreviveu", acrescentou Macron. A árvore era procedente de uma floresta do norte da França onde cerca de 2 mil soldados norte-americanos faleceram durante uma batalha da Primeira Guerra Mundial. "Enviarei outro carvalho porque acho que os fuzileiros dos EUA e a amizade pela liberdade entre nossos povos fazem com que valha a pena", finalizou o líder francês.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade