PUBLICIDADE

Mundo

Macron diz que nova arquitetura de segurança deve dar mais garantias para a Rússia

3 dez 2022 - 15h04
Compartilhar
Exibir comentários

O Ocidente deveria considerar como abordar a necessidade da Rússia por mais garantias de segurança, se o presidente Vladimir Putin concordar em encerrar a guerra na Ucrânia, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, em comentários veiculados pela televisão neste sábado.

Em uma entrevista à emissora francesa TFT, gravados durante sua visita aos Estados Unidos nesta semana, Macron afirmou que a Europa precisa preparar sua futura arquitetura de segurança.

"Isso significa que um dos pontos essenciais que precisamos abordar -como o presidente Putin sempre disse- é o medo de que a Otan chegue à soleira da sua porta e o deslocamento de armas que possam ameaçar a Rússia", disse Macron.

"Esse tópico fará parte dos tópicos por paz, então precisamos preparar o que estamos prontos para fazer, como protegeremos nossos aliados e estados-membros, e como daremos garantias à Rússia no dia em que ela voltar à mesa de negociação", disse Macron.

Rússia e Estados Unidos disseram esta semana que estão abertos a negociações em princípio, embora o presidente norte-americano, Joe Biden, tenha dito que conversaria com Putin apenas se o líder do Kremlin mostrar que está interessado em acabar com a guerra. A Ucrânia afirmou que negociações seriam possíveis somente se a Rússia interromper seus ataques e retirar suas tropas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade