PUBLICIDADE

Mundo

Macron apoia encontrar solução para Brexit em 30 dias

Presidente francês conversou com Boris Johnson em Paris hoje(22)

22 ago 2019 - 17h29
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu nesta quinta-feira (22) o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e afirmou que uma solução para o Brexit pode ser encontrada "dentro de 30 dias". Macron, que está em acordo com a chanceler alemã, Angela Merkel, disse estar "confiante" em tentar achar uma saída para a questão do "backstop", mecanismo que prevê fronteiras abertas entre Irlanda do Norte e a República da Irlanda e tem bloqueado as negociações desde 2017.

Macron apoia encontrar solução para Brexit em 30 dias
Macron apoia encontrar solução para Brexit em 30 dias
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    "No contexto do que foi negociado, deve ser possível trabalhar.

    O futuro do Reino Unido só pode estar na Europa", acrescentou o líder francês.

    Ao contrário do que Johnson desejava, Macron disse que a questão das fronteiras presente no pacto anterior "é indispensável". Em encontro no palácio do Eliseu, o premier britânico, em tom conciliador, informou que existem "soluções técnicas prontamente disponíveis" para resolver o problema da fronteira, principalmente porque o Reino Unido não que "impor controles de fronteira por qualquer motivo". "Acredito que podemos chegar a um acordo e a um bom acordo" para um Brexit em 31 de outubro, afirmou Johnson. "Vamos adiante no aprofundamento e na intensificação da amizade e da parceria entre nós".

    Para Macron, "o destino do Reino Unido está somente nas mãos de Johnson", embora o bloco não deseje uma saída sem acordo. Mais cedo, no entanto, Merkel salientou que sua referência feita ontem (21) aos "próximos 30 dias" para encontrar uma solução para o backstop não deve ser interpretada como um limite final, ao contrário do que tem sido feito por alguns meios de comunicação. "Eu disse que eles querem fazer isso em dois ou três anos, mas podem fazer em 30 dias, ou melhor, eu poderia dizer: podem fazer isso antes de 31 de outubro", declarou Merkel em coletiva de imprensa em Haia. Nesta quarta-feira (21), na primeira visita oficial à Alemanha de Johnson, Merkel sinalizou estar aberta a debater a questão das fronteiras e que uma possível solução para o impasse sobre o mecanismo pode ser encontrada nos próximos 30 dias. "Vamos ouvir as propostas do governo britânico. Nosso objetivo é garantir a integridade do mercado único", ressaltou.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade