PUBLICIDADE

Mundo

M5S fará consulta online sobre proposta de governo com PD

Decisão é mais um entrave nas negociações para formar governo

27 ago 2019 - 19h29
Compartilhar
Exibir comentários

A nova proposta de governo entre o Partido Democrático (PD) e o Movimento 5 Estrelas (M5S), que negociam uma coalizão para compor um gabinete na Itália, será submetida a uma consulta na plataforma online da legenda antissistema, a "Rousseau". Os membros do M5S votarão a favor ou contra o projeto negociado com o PD "na próxima semana", informou na noite desta terça-feira (27) o líder do partido e atual vice-premier e ministro do Desenvolvimento Econômico, Luigi Di Maio, em um post em seu blog. A decisão, no entanto, é mais um entrave nas negociações entre os partidos, porque, segundo Di Maio, somente se a votação for positiva, a proposta do projeto de governo será apoiada pelo M5S. A espécie de "voto de confiança" será realizada depois do presidente da Itália, Sergio Mattarella, concluir a segunda rodada de consultas, prevista para amanhã (28), quando "ouvirá as avaliações dos grupos parlamentares das várias forças políticas".

M5S fará consulta online sobre proposta de governo com PD
M5S fará consulta online sobre proposta de governo com PD
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    "O M5S colocou 10 pontos para a Itália como base para qualquer discussão. O confronto entre as forças políticas nesta base será levado a cabo pelo presidente do Conselho que, eventualmente, poderá ser nomeado amanhã pelo presidente Mattarella", explicou Di Maio. Segundo o vice-premier italiano, somente no final deste processo, haverá um projeto de governo que terá que ser compartilhado entre os partidos que pretendem entrar na maioria.

    "Antes de ser submetida ao presidente da República, esta proposta será votada online em Rousseau pelo membros do M5S", acrescentou o texto, ressaltando que os partidários sempre "terão a última palavra".

    Fontes do PD, porém, classificaram a medida como uma perda de tempo e mais um elemento que complica as negociações, além de ser uma "grosseria institucional" para Mattarella, que no final das consultas decidirá se deve confiar a tarefa do governo. Apesar das negociações desta terça, um possível governo com o PD está em risco, principalmente depois que Di Maio pediu para ser mantido vice-premier. Mais cedo, a legenda de centro-esquerda já havia concordado em retirar o veto da sugestão do nome de Giuseppe Conte para ser mantido no cargo de primeiro-ministro da Itália, mas também rejeitou a ideia do líder do M5S.

    Ainda de acordo com as fontes, o único vice-premier teria que ser indicado pelo PD. Até o momento, não foram citados nomes. Consultas Mattarella - A segunda rodada de consultas para a formação de um novo governo, após a renúncia do primeiro-ministro Giuseppe Conte, começou hoje com a reunião entre o presidente italiano, Sergio Mattarella, e a presidente do Senado, Elisabetta Alberti Casellati, e da Câmara, Roberto Fico. Os principais partidos, no entanto, serão ouvidos nesta quarta-feira (28).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade