PUBLICIDADE

Mundo

M5S e PD voltarão a debater programa de governo nesta terça

Segundo Di Maio, entrave sobre vice-premier 'não existe mais'

2 set 2019 - 20h53
Compartilhar
Exibir comentários

Os líderes políticos do Movimento 5 Estrelas (M5S) e do Partido Democrático (PD) voltarão a se reunir nesta terça-feira (2) para finalizar o programa do novo governo de coalizão da Itália. Um dos principais entraves das negociações era a indicação de um nome para assumir o cargo de vice-premier. No entanto, durante transmissão ao vivo no Facebook, o líder do M5S, Luigi Di Maio, afirmou que este problema "não existe mais". "Fala-se muito sobre o tema da vice-presidência [do Conselho] e já se disse que a negociação foi interrompida, mas não é verdade, tanto que as tabelas do programa foram adiante", afirmou o atual vice-premier da Itália.

M5S e PD voltarão a debater programa de governo nesta terça
M5S e PD voltarão a debater programa de governo nesta terça
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Di Maio ainda explicou que Giuseppe Conte é premier de ambas as partes e, por esse motivo, se existisse um vice-premier do PD, seria correto ter um do M5S também, "para que eles tivessem igual representação". Mas essa questão não é mais um problema já que o PD desistiu desta nomeação. "Estamos trabalhando com paciência e seriedade para um verdadeiro governo em transformação", afirmou o secretário do PD, Nicola Zingaretti.

    Segundo o político de centro-esquerda, o objetivo do novo programa servirá para a Itália reacender os motores da economia, que no ano passado parou, aumentar os salários, especialmente os mais baixo, investir na Economia Verde e na escola, e para o desenvolvimento econômico das empresas. "Um governo que muda radicalmente o que vimos até agora e faz coisas úteis para os italianos", acrescentou Zingaretti, demonstrando seu otimismo e confiança. As declarações foram dadas após Conte realizar uma reunião com os líderes dos dois partidos com o objetivo de solucionar todos os últimos entraves das tratativas. "Hoje, os políticos pediram para permanecer focados exclusivamente nos problemas que impedem os cidadãos de terem uma vida melhor", explicou o premier. Nesta terça-feira (3), além da nova reunião, a aliança entre o M5S e o PD será submetida a uma votação online na plataforma "Rousseau", que reúne filiados ao movimento antissistema. A consulta deve ocorrer entre às 9h e 18h e decidirá o futuro do governo italiano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade