PUBLICIDADE

Europa

Líderes da UE confirmam oferta de transição do Brexit

23 mar 2018 - 07h42
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Premiê britânica, Theresa May 23/03/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Premiê britânica, Theresa May 23/03/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Foto: Reuters

Líderes da União Europeia adotaram formalmente nesta sexta-feira seu posicionamento para a negociação conjunta sobre o futuro relacionamento comercial com o Reino Unido depois que Londres deixar o bloco, disse o presidente da cúpula, Donald Tusk.

O posicionamento inclui a oferta de um período de transição de 21 meses para ajudar os negócios a se adaptarem após o chamado Brexit, previsto para março de 2019.

O avanço para a primeira-ministra britânica, Theresa May, acontece às custas de outro plano sobre como evitar uma fronteira física na Irlanda.

Os dois lados dizem que, após o Brexit, não querem retomar controles de fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte -- como foi o caso durante décadas de violência na província britânica.

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, destacou o posicionamento da União Europeia que diz que a transição só será final como parte de um acordo de fronteira entre o bloco e Londres, o que quer dizer que eles precisam chegar a um acordo sobre todas as questões pendentes --incluindo a fronteira da Irlanda-- antes.

"Como Irlanda, nós não estamos sob nenhuma pressão de tempo particular, não somos nós que estamos saindo, então não estamos sob pressão de tempo a respeito disso", disse Varadkar. "Nada está acordado, até que tudo esteja acordado".

Veja também

Vídeo mostra o momento em que carro autônomo do Uber atropela pedestre nos EUA:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade