PUBLICIDADE

Mundo

Líder supremo do Irã apoia sugestão de bloquear exportações de petróleo do Golfo

21 jul 2018 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, apoiou neste sábado a sugestão do presidente do país, Hassan Rouhani, de bloquear as exportações de petróleo no Golfo Pérsico se suas próprias vendas internacionais forem interrompidas, e falou que negociar com os Estados Unidos seria um "erro óbvio".

    A aparente ameaça de Rouhani feita no começo do mês, de prejudicar as remessas de petróleo dos países vizinhos, foi uma reação às sanções norte-americanas e outros esforços que Washington vem empenhando para forçar que outras nações parem de comprar petróleo iraniano.

    "(Khamenei) disse que os comentários do presidente, de que se o petróleo do Irã não for exportado nenhum petróleo da região será, são importantes comentários que refletem a política e o método do sistema (iraniano)", informou o site oficial do líder.

    Autoridades iranianas já ameaçaram no passado bloquear o Estreito de Ormuz, uma vital rota de escoamento do petróleo, em retaliação a qualquer hostilidade dos EUA.

    Khamenei usou um discurso a autoridades do Ministério das Relações Exteriores neste sábado para rejeitar novas negociações com os Estados Unidos, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, decidiu se retirar do acordo internacional sobre o programa nuclear do país, fechado em 2015.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade