PUBLICIDADE

Mundo

Líder republicano diz que Senado dos EUA seguirá com outros assuntos se Câmara não enviar processo de impeachment

9 jan 2020 - 12h41
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado dos Estados Unidos avançará com sua própria agenda legislativa na próxima semana, a menos que receba os artigos de impeachment contra o presidente Donald Trump da presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, disse nesta quinta-feira o líder da Maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell.

Líder da Maioria no Senado, Mitch McConnell
03/01/2020
REUTERS/Jonathan Ernst
Líder da Maioria no Senado, Mitch McConnell 03/01/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Foto: Reuters

"Há negócios reais para o povo americano que o Senado dos Estados Unidos precisa concluir. Se a presidente (da Câmara) continuar se recusando a levar suas próprias acusações a julgamento, o Senado avançará na próxima semana com os assuntos de nosso povo", disse McConnell no plenário do Senado.

Pelosi efetivamente adiou o julgamento de Trump, recusando-se a enviar ao Senado os dois artigos de impeachment aprovados pela Câmara no mês passado, já que os democratas têm pressionado McConnell para garantir que o julgamento incluirá depoimentos de importantes autoridades do governo Trump. McConnell tem resistido a esse esforço.

Em uma entrevista coletiva, Pelosi disse que a Câmara vai enviar os artigos de impeachment ao Senado "provavelmente logo".

"Devemos agir de forma inteligente e estratégica", disse Pelosi.

A Câmara acusou Trump de abusar de seu poder para obter ganhos pessoais em conexão com seu esforço para pressionar a Ucrânia a anunciar uma investigação sobre corrupção do ex-vice-presidente Joe Biden, um dos principais candidatos à nomeação democrata para enfrentar Trump nas eleições presidenciais de novembro.

Também acusou o presidente de obstruir o Congresso, ordenando que funcionários e agências do governo não cooperassem com o inquérito de impeachment.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade