PUBLICIDADE

Mundo

Líder detido da Catalunha sinaliza posição mais branda em relação à Espanha antes de eleição

18 dez 2017 - 11h38
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder detido do principal partido pró-independência da Catalunha voltou atrás na demanda para uma separação unilateral da Espanha, dias antes de eleições regionais que podem mudar o curso da crise catalã em direção a negociações, acalmando investidores.

Ex-vice-presidente da Catalunha Oriol Junqueras, do lado de fora da Universidade de Barcelona, na Espanha 27/11/2017 REUTERS/Jon Nazca
Ex-vice-presidente da Catalunha Oriol Junqueras, do lado de fora da Universidade de Barcelona, na Espanha 27/11/2017 REUTERS/Jon Nazca
Foto: Reuters

Em resposta a perguntas escritas da Reuters enviadas a ele na prisão, Oriol Junqueras, cujo partido Esquerda Republicana da Catalunha deve se tornar a maior força separatista do Parlamento catalão, assumiu um tom conciliatório.

Junqueras, que está detido sob acusações de rebelião e insubordinação, escreveu que continuará a buscar a independência caso se torne o próximo presidente da Catalunha, mas que também irá "construir pontes e apertar mãos" com o Estado espanhol.

"Posso te garantir que nós somos democratas antes de sermos separatistas e que o objetivo (de conquistar a independência) nem sempre justifica os meios", disse, em comentários que parecem retirar a demanda anterior de seu partido por uma separação unilateral.

Junqueras era vice-presidente do governo catalão que foi destituído por Madri em outubro depois que a assembleia regional declarou independência unilateral da Espanha. A assembleia também foi dissolvida e eleições antecipadas foram convocadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade