PUBLICIDADE

Mundo

Líder de partido da Irlanda do Norte rejeita proposta do Brexit sobre tarifas

15 out 2019 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

O pequeno partido da Irlanda do Norte que apoia o governo de minoria do Reino Unido insistiu nesta terça-feira que a região deve permanecer dentro da união aduaneira britânica como parte de qualquer acordo do Brexit e que não precisa seguir as tarifas estabelecidas pela União Europeia (UE).

Líder do DUP, Arlene Foster, discursa em evento em Manchester
30/09/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Líder do DUP, Arlene Foster, discursa em evento em Manchester 30/09/2019 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

Embora Reino Unido e UE tenham avançado nas negociações de 11 horas nesta terça para chegarem a um acordo, os dez parlamentares do Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês) em Londres terão um papel fundamental na decisão sobre se o primeiro-ministro Boris Johnson aprovará qualquer acordo no Parlamento.

O principal obstáculo está na questão alfandegária, com diplomatas e autoridades dizendo que Londres está propondo que a Irlanda do Norte permaneça na zona alfandegária do Reino Unido, mas que tarifas da UE sejam aplicadas a todos os bens que atravessam a Grã-Bretanha para a ilha.

Perguntado se o DUP poderia apoiar um acordo em que a Irlanda do Norte permaneceria no território aduaneiro do Reino Unido, mas aderisse essencialmente às regras alfandegárias da UE sobre tarifas, a líder do DUP, Arlene Foster, disse "não, porque não teríamos voz nessas tarifas e em relação a como essas tarifas são fixadas".

"Queremos chegar a um acordo, mas deve ser um acordo que respeite a integridade econômica e constitucional do Reino Unido e isso significa todo o Reino Unido, incluindo a Irlanda do Norte", disse Foster à BBC.

"Eu acho que é muito importante dizermos que devemos permanecer dentro da união aduaneira do Reino Unido, é um princípio que sempre esteve lá e um princípio que sempre estará lá. Temos que estar inteiramente dentro do Reino Unido."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade