PUBLICIDADE

Mundo

Líder de oposição Navalny é detido pela polícia russa por incitar protesto em Moscou

24 jul 2019 - 10h14
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia russa deteve o político opositor Alexei Navalny quando ele saía de casa, em Moscou, nesta quarta-feira, dias antes de ele liderar um protesto da oposição na capital, disse o próprio Navalny nas redes sociais.

Político opositor russo Alexei Navalny em Moscou
01/07/2019
REUTERS/Tatyana Makeyeva
Político opositor russo Alexei Navalny em Moscou 01/07/2019 REUTERS/Tatyana Makeyeva
Foto: Reuters

Kira Yarmysh, porta-voz do crítico do Kremlin, disse que a polícia deteve Navalny por incitar manifestantes a realizarem uma manifestação de oposição não autorizada neste final de semana, um crime que acarreta uma pena de até 30 dias de prisão.

"Saí de casa para uma corrida e para comprar flores para minha esposa por seu aniversário... havia um pequeno ônibus do batalhão de choque perto de minha escadaria e eu fui detido", disse Navalny em uma mensagem de vídeo no Instagram.

A detenção de Navalny ocorreu dias depois de um protesto realizado no sábado contra a exclusão da maioria dos candidatos com inclinação opositora de uma eleição para a legislatura de Moscou em setembro. Um monitor disse que mais de 20 mil pessoas participaram do evento.

Autoridades eleitorais barraram os candidatos com inclinação opositora alegando que não obtiveram assinaturas genuínas suficientes de eleitores para se registrarem, uma alegação que estes disseram ser falsa.

Para os candidatos, a verdadeira razão foi estarem tentando desafiar o controle da legislatura, exercido por aliados do presidente russo, Vladimir Putin.

Há apoiadores de Navalny entre aqueles que foram impedidos de concorrer à eleição.

Falando no protesto, Navalny pressionou as autoridades eleitorais a registrarem os candidatos excluídos e exortou os manifestantes a realizarem um protesto sem autorização diante da prefeitura de Moscou no sábado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade