PUBLICIDADE

Mundo

Líder da oposição na Armênia se candidata a premier

Nikol Pashinyan precisa de maioria simples no Parlamento

30 abr 2018 - 18h02
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder da oposição na Armênia, Nikol Pashinyan, da coalizão liberal e europeísta Yelk, foi oficializado nesta segunda-feira (30) como candidato a primeiro-ministro do país.

Nikol Pashinyan durante protesto na Armênia
Nikol Pashinyan durante protesto na Armênia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo uma nota do partido, a decisão de nomear Pashinyan como postulante a premier foi tomada por "unanimidade". A votação no Parlamento para escolher o próximo chefe de governo está prevista para esta terça-feira (1º).

Três grupos parlamentares já prometeram apoio a Pashinyan, enquanto o Partido Republicano, atualmente no poder, anunciou que não terá candidato. O opositor precisa de pelo menos 53 dos 105 votos no Parlamento, sendo que os governistas possuem 58 assentos.

Já o bloco que apoiará Pashinyan tem 47 cadeiras. O líder da oposição foi a principal figura da onda de manifestações que derrubou o ex-presidente Serzh Sargsyan do cargo de primeiro-ministro.

Sem poder tentar um terceiro mandato presidencial, Sargsyan mudara a Constituição para implantar o parlamentarismo e continuar governando a Armênia, mas a manobra provocou protestos por todo o país.

O premier interino é Karen Karapetyan, aliado do ex-presidente. A oposição teme que eventuais novas eleições para o Parlamento possam ser fraudadas caso o processo ocorra sob o comando do Partido Republicano.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade