PUBLICIDADE

Mundo

Líder catalão diz que região vai declarar independência em dias, informa BBC

3 out 2017 - 19h22
(atualizado às 19h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Catalunha vai declarar independência "em questão de dias", disse o líder da região, Carles Puigdemont, à BBC, em decisão que desafiaria Madri e tentaria implementar a diretriz do referendo de independência de domingo, considerado ilegal pelo governo espanhol.

Puigdemont concede entrevista em Barcelona
 2/10/2017    REUTERS/Albert Gea
Puigdemont concede entrevista em Barcelona 2/10/2017 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

Puigdemont afirmou que seu governo "atuaria no final desta semana ou no início da próxima", de acordo com uma entrevista à BBC nesta terça-feira.

Quando perguntado pela BBC o que faria se o governo espanhol interviesse e assumisse o controle do governo da Catalunha, Puigdemont disse que seria "um erro que muda tudo".

O líder regional abriu a porta para uma declaração unilateral de independência da Espanha no domingo, depois que os eleitores desafiaram uma violenta repressão policial e, de acordo com autoridades regionais, votaram 90 por cento a favor da separação.

O referendo, declarado ilegal pelo governo central da Espanha, jogou o país em sua pior crise constitucional em décadas e suscitou receios de violência nas ruas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade