PUBLICIDADE

Mundo

Líder catalão assina documento declarando independência da Espanha

10 out 2017 - 17h38
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder catalão, Carles Puigdemont, e outros políticos regionais assinaram um documento declarando a independência da Catalunha perante a Espanha, mas não ficou claro se o documento teria algum valor legal.

Presidente catalão Carles Puigdemont assina declaração de independência da Catalunha
10/10/2017 REUTERS/Albert Gea
Presidente catalão Carles Puigdemont assina declaração de independência da Catalunha 10/10/2017 REUTERS/Albert Gea
Foto: Reuters

"A Catalunha restaura hoje sua plena soberania", informa o documento, chamado "declaração dos representantes da Catalunha".

"Pedimos a todos os Estados e organizações internacionais que reconheçam a República catalã como um Estado independente e soberano. Solicitamos ao governo catalão que tome todas as medidas necessárias para tornar possível e efetiva esta declaração de independência e as medidas contidas na lei de transição que funda a República."

Puigdemont disse anteriormente à assembleia que os efeitos da declaração seriam suspensos para permitir tempo para que negociações alcancem uma solução negociada para o impasse sobre a região.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade