PUBLICIDADE

Mundo

Liberdade de imprensa é termômetro da democracia, diz Mattarella

Pelo menos 24 jornalistas foram assassinados ao longo de 2021

3 mai 2022 - 09h49
(atualizado às 09h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou nesta terça-feira (3) que a liberdade de imprensa é o "termômetro" da democracia de um país.

Sergio Mattarella durante seu discurso por ocasião do Dia Mundial da Liberdade da Imprensa
Sergio Mattarella durante seu discurso por ocasião do Dia Mundial da Liberdade da Imprensa
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"A liberdade de imprensa, juntamente com a liberdade de informação, é o termômetro da saúde democrática de um país. Os dramáticos acontecimentos da guerra na Ucrânia nos ensinam isso. É tarefa da comunidade internacional efetivar esses direitos", disse o chefe de Estado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade da Imprensa e dos jornalistas mortos pela máfia e pelo terrorismo.

Mattarella lembrou que pelo menos 24 repórteres foram assassinados em todo o mundo em 2021, e quase 500 profissionais acabaram sendo presos no período. O presidente ainda destacou que os números podem aumentar por conta da guerra na Ucrânia.

"Um número que está destinado a aumentar com a agressão da Rússia contra a Ucrânia. É um preço multo alto pago por aqueles que são chamados a honrar sua profissão de forma consistente. Testemunhas da verdade que por vezes pagam com a vida por expor fatos que são muitas vezes inconvenientes para os poderes instituídos", comentou Mattarella.

Segundo o ranking anual elaborado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras sobre a liberdade de imprensa mundial, a Itália caiu 17 posições em relação aos dados divulgados em 2021 e ocupa a 58ª colocação. No geral, 73% das nações avaliadas são caracterizadas como "muito graves", "difíceis" ou "problemáticas" para exercer a profissão jornalística.

As três primeiras posições são ocupadas por Noruega, Dinamarca e Suécia, respectivamente. Do outro lado, o último lugar ficou com a Coreia do Norte, que é precedida por Eritreia e Irã.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e é celebrado em 3 de maio por causa do aniversário da Declaração de Windhoek, que contém importantes princípios sobre pluralismo e liberdade de expressão.

O objetivo da data é lembrar os governos a necessidade de respeitar seu compromisso com a liberdade de imprensa, além de servir como reflexão entre os profissionais da mídia sobre a ética profissional. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade