PUBLICIDADE

Mundo

Ladrões roubam itens de família real sueca e fogem em lancha

Os artefatos de valor inestimável foram levados de uma catedral em Strängnäs, localizada cerca de uma hora ao oeste da capital Estocolmo

1 ago 2018 - 09h13
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Ladrões roubaram duas coroas e um orbe da coleção da família real sueca, fugindo em uma lancha após o furto.

Os artefatos de valor inestimável foram levados de uma catedral em Strängnäs, localizada cerca de uma hora ao oeste da capital Estocolmo, no horário de almoço de terça-feira, disse a polícia.

Foto de divulgação de coroas e orbe da família real sueca roubados em Strängnäs 01/07/2018  Polícia da Suécia/via REUTERS
Foto de divulgação de coroas e orbe da família real sueca roubados em Strängnäs 01/07/2018 Polícia da Suécia/via REUTERS
Foto: Reuters

Os ladrões quebraram uma caixa de vidro que continha os emblemas funerários do rei Carlos 9º e de sua esposa, a rainha Kristina, e levaram as duas coroas e o orbe do século 17.

Depois, fugiram em uma lancha que os esperava a poucos metros no lago Malaren, o terceiro maior do país, segundo a polícia.

Ninguém foi preso ainda e nenhum suspeito foi identificado, mas a polícia está divulgando o roubo para tentar recuperar os artefatos.

"Queremos divulgar informações e fotos destes itens para que possam ser identificados como objetos roubados", disse o porta-voz da polícia, Thomas Agnevik.

O rei Carlos 9º morreu em 1611 e a rainha Kristina em 1625. Os itens têm valor inestimável, e a polícia disse que será muito difícil vendê-los no mercado aberto.

"O que normalmente acontece com este tipo de objeto é que eles são recuperados mais cedo ou mais tarde, porque há muito poucas pessoas preparadas para lidar com itens do tipo", disse Agnevik. "Temos muita esperança de recuperá-los."

Veja também:

Ativista sueca impede deportação de imigrante afegão ao impedir decolagem de avião:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade