PUBLICIDADE

Mundo

Justiça britânica emite ordem de extradição contra Assange

Australiano arrisca pegar até 175 anos de prisão nos EUA

20 abr 2022 - 08h25
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Ativista protesta contra possível extradição de Assange em Londres, Reino Unido
Ativista protesta contra possível extradição de Assange em Londres, Reino Unido
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, formalizou nesta quarta-feira (20) a ordem de extradição contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos.

A medida chega pouco mais de um mês depois de a Suprema Corte do Reino Unido ter negado a admissão de um recurso do australiano para evitar sua entrega para as autoridades judiciais americanas. No entanto, a palavra final cabe à secretária do Interior britânica, Priti Patel, que seria favorável à extradição e tem até 28 dias para se pronunciar.

Assange foi denunciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos por "conspirar" com a ex-analista militar Chelsea Manning e por receber e publicar informações confidenciais.

De acordo com os procuradores americanos, o australiano agiu ao lado de Manning para obter arquivos secretos, incluindo documentos diplomáticos e relatórios sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão.

Se for condenado nos EUA, Assange pode pegar até 175 anos de prisão. Embora não responda a nenhuma acusação no Reino Unido, o fundador do WikiLeaks segue mantido em uma penitenciária de segurança máxima.

Em primeiro grau, a juíza Vanessa Baraitser chegou a negar a extradição, alegando que o ativista correria risco de suicídio no rígido sistema penitenciário dos Estados Unidos, mas a Justiça britânica aceitou garantias do governo americano sobre o futuro tratamento ao australiano na cadeia e reverteu a decisão.

Apoiadores de Assange afirmam que o processo contra ele nos EUA é um ataque à liberdade de imprensa e uma forma de punir a revelação de crimes cometidos durante as guerras no Afeganistão e no Iraque.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade