PUBLICIDADE

Estados Unidos

Juiz suspende deportações de famílias imigrantes reunidas

16 jul 2018 - 17h25
(atualizado às 17h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos foi impedido nesta segunda-feira de deportar rapidamente pais imigrantes que foram reunidos aos filhos enquanto um tribunal federal analisa o impacto sobre o direito das crianças de pedir asilo.

Javier,  de Honduras, abraça seu filho William, de 4 anos, após serem reunidos depois de 55 dias separados na sequência de sua detenção na fronteira do México com os EUA
11/07/2018
REUTERS/Lucas Jackson
Javier, de Honduras, abraça seu filho William, de 4 anos, após serem reunidos depois de 55 dias separados na sequência de sua detenção na fronteira do México com os EUA 11/07/2018 REUTERS/Lucas Jackson
Foto: Reuters

O governo está trabalhando para cumprir até 26 de julho uma ordem judicial para reunir cerca de 2.500 crianças imigrantes que foram separadas dos pais por agentes de imigração norte-americanos na fronteira EUA-México.

O grupo União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que iniciou o caso que levou à ordem de reunião, disse em autos nesta segunda-feira que os pais imigrantes deveriam ter uma semana de prazo depois de reencontrarem os filhos para decidirem se querem deixar o filho nos Estados Unidos para buscar asilo separadamente.

"Uma estadia de uma semana é uma solução sensata e apropriada para fazer com que o trauma inimaginável que estas famílias sofreram não piore pelo fato de os pais terem tomado uma decisão desinformada sobre o destino de seus filhos", escreveu a ACLU nos autos de uma corte federal de San Diego.

Em uma audiência ocorrida nesta segunda-feira, o juiz Dana Sabraw, do Tribunal do Distrito Sul da Califórnia em San Diego, disse que emitirá uma suspensão da deportação de pais reunificados até o governo poder responder à solicitação da ACLU.

Sabraw deu uma semana para Washington responder e analisará o pedido da ACLU no dia 24 de julho.

A ACLU usou o caso para questionar uma diretriz do governo do presidente Donald Trump que determina a separação de famílias, parte de uma repressão mais abrangente da imigração ilegal. O presidente ordenou a suspensão da prática em 20 de junho devido à revolta pública generalizada.

Em 26 de junho Sabraw ordenou que as crianças fossem devolvidas aos pais dentro de prazos específicos, e vem supervisionando o processo.

Veja também:

Top News: Senado dos EUA aprova por 88 votos a 11 medida que dá ao Congresso poder de tarifação:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade